A gata comeu (1985) – PARTE I

A gata comeu (1985) – PARTE I

Ela comeu meu coração / Trincou, mordeu, mastigou, engoliu, comeu

Antes mesmo de ser uma cinéfila da cabeça aos pés, muito antes, eu era uma criança das mais noveleiras. Acompanhava todas as novelas que passavam, incluindo as reprises do Vale a pena ver de novo. Acontece que a vida adulta chega pra todo mundo, e logo tive que abandonar as novelas, e aos poucos fui perdendo o interesse de vez. No entanto, nos últimos tempos comecei a ver no Canal Viva algumas pérolas fantásticas das novelas: Pedra sobre pedra (quem diria que eu voltaria ao mundo dos ships com Renata Sorrah e Lima Duarte?), Dancin’ Days, e finalmente, desde outubro, A gata comeu. Depois de anos ouvindo minha mãe encher a bola dessa novela, dizendo que Jô Penteado e Professor Fábio formavam o melhor casal das telenovelas ever, comecei bem por acaso a assistir um episódio aqui e ali… pronto! Meu coração foi roubado. A gata roubou meu coração. Mascou, moeu, triturou, deglutiu, comeu.

454512

Jô e Fábio: barraco à primeira vista.

Um dos grandes fenômenos do folhetim brasileiro, talvez o maior do horário das 18 horas, A gata comeu (escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Herval Rossano) já havia sido reprisada no Vale a pena ver de novo mais de uma vez, mas a saudade era imensa, e o público não largou do pé do Canal Viva até tê-la no ar de novo. E ao acompanhar alguns episódios, é fácil entender o porquê: a novela é leve, engraçada, e repleta de personagens carismáticos. Tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes envolvem, até mesmo as crianças, que tem o seu próprio núcleo, e foram parte do apelo para esse público na época em que foi exibida. Some-se a isso uma excelente trilha sonora – uma das mais vendidas de todos os tempos – e, bingo! Temos a receita de um fenômeno de audiência.

(A novela na verdade foi uma reciclagem, um remake de A barba azul, escrita também por Ivani Ribeiro para a finada TV Tupi. Nos papéis principais estavam Eva Wilma e Carlos Zara).

Vamos à história de A gata: a ricaça Joana Penteado (Christiane Torloni) sofreu bullying ao ser chamada de Lucrécia Bórgia. A verdade é que Jô, como prefere ser chamada, já teve uma quantidade considerável de noivos, e nunca consegue casar. Ela é a filha mais velha do milionário Horácio Penteado (Mauro Mendonça), que casou novamente com a bruxa Ester. Com ela, Horácio teve Lenita (Deborah Evelyn) e Gláucia (Bia Seidl). A primeira é amiga de Jô, enquanto a segunda faz de tudo que pode para prejudicá-la. Jô é noiva do ator Rafael (Eduardo Tornaghi).

A-Gata-Comeu-Christiane-Torloni-I0000675

Do outro lado temos o viúvo Fábio, professor numa escolinha da Urca, e pai de dois filhos Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). O professô é noivo da enjoada Paula (Fátima Freire), que logo no primeiro capítulo arruma treta com Jô, filha do seu patrão, ao ser ouvida fazendo fofoca pelas costas da moça. Mas é ÓBVIO que Jô não vai deixar barato, e logo arranja a oportunidade para se vingar quando fica sabendo que Fábio, juntamente com Paula, decide sair numa excursão no iate que Horácio Penteado emprestou (bonzinho ele, não?), como presente para os alunos que tiveram as melhores notas. A diva Jô resolve então usar a tal lancha no mesmo dia, se fazendo de sonsa, e levando com ela seus amigos. São eles:

Tony Duarte (Roberto Pirillo): ator de novelas, Tony é amigo de Rafael, mas tem pouca paciência para o mesmo, que odeia novelas, exalta o teatro e defende a “pureza da arte”. Além disso, ele se torna amigo e aliado de Jô, já que se apaixona por Paula, a noiva do professor. Nessa função, todas as definições de “stalker” foram atualizadas. E Tony, por fim, é um parceiro de vigarices de…

Vitório (Laerte Morrone): Ou Conde de Parma, para ser mais exata. O garçom Vitório se vê metido nessa treta de Conde por conta de uma armação de Tony, que quer se vingar de Horácio, pois este não permitiu seu noivado com a filha Gláucia, por achar que Tony era um pé rapado. É claro que para o Conde, Horácio vai dar permissão, afinal ele é da nobreza, né? Ele é arrastado pra ilha pelo amigo, e acaba se tornando amigo de Jô para a vida toda.

Gugu (Cláudio Correia e Castro) e Tetê (Marilu Bueno): Gustavo Penaforte é sócio e amigo da família Penteado, assim como a esposa Tereza. Os dois brigam feito gato e rato, e Tetê trata o marido feito criança, deixando-o fulo da vida. Tetê é a criatura mais sem noção da face da terra e entre os seus bordões, um dos mais famosos era: “QUE HORRORRRR!”.

Lenita: a irmã caçula de Jô se vê enrabichada, desde o começo, por Edson (José Mayer), amigo de Fábio e responsável por cuidar da frota de Horácio. Ela é a melhor amiga da irmã.

jose-gata-01g

Essa turma toda reunida, logo de início fica dividida na lancha, já que todos, depois de muita briga entre Jô e Fábio, que se odeiam à primeira vista, decidem desfrutar juntos da viagem para Angra. Tudo ficaria muito lindo, se não fosse por um acidente, que após um temporal violento, arrasta o povo da lancha para uma ilha deserta. E lá essa cambada fica, por dois meses, entre trancos e barrancos. Formam-se dois lados: o povo da classe A, os ricaços, liderados por Jô, e os pobretões, com o professor Fábio. A verdade é que eles ficam perdidos na tal ilha por dois meses, e entre tapas e beijos trocados entre os dois, nasce uma inevitável atração entre o improvável casal. E nem adianta a presença de Paula, que aliás começa a ser descaradamente cortejada por Tony.

Foi esse período na ilha que ficou marcado no imaginário de quem viu a novela na época. Foi lá que surgiu o Clube dos Curumins, formado pelas crianças que ficaram presas na ilha. Nesse clubinho, as crianças tentavam resolver seus próprios problemas e também os dos adultos a sua volta. As crianças batem de frente com Jô, mas depois se tornam aliados da Gata. O Clube continuou com sucesso durante todo o período da novela. No clube estavam Cecéu, Verinha, Nanato, Sueli, Xande, assim como os filhos do professor, Cuca e Adriana (que não estava na ilha).

000baafb

O clube dos curumins: Raphael Alvarez, Juliana Martins, Sylvio Perroni, Juliana Lucas Martin, Oberdan Jr., Kátia Moura, Danton Mello.

Quando depois de dois meses, o povo da ilha é resgatado, se surpreendem na volta pra casa: todos os seus parentes e afiliados seguem normalmente com a vida, já que os sobreviventes foram dados como mortos. E aí a coisa encandioca, porque Jô, entre outras coisas, descobre que o seu antes noivo, agora é noivo da maninha-cobra, Gláucia.

Mas a essa altura do campeonato, nem importa mais. Logo Jô se dá conta que na verdade está é mesmo apaixonadíssima pelo Professor Fábio. E o azar é só dele, porque pela primeira vez na vida, a Gata está in lóvis por alguém. E fará o possível e o impossível para conquistar o bocó.

COMO CONQUISTAR UM BOY, by Jô Penteado

000000000000000000

  1. Atrapalhe qualquer tentativa do indivíduo de se casar com outra. Vale tudo mesmo: sequestrar o padre, dopar a noiva com a ajudinha da pequena filha de seu amado, pagar uma atriz para dizer que o noivo já é casado…
  2. Se o noivo continuar insistindo em se casar com outra, sequestre-o, deixando o moço amarradinho dentro de um casebre. Faça uma visitinha vez ou outra, aproveitando para arrancar umas bitocas do indivíduo. Solte-o deixando-o fugir, mas de forma que ele não perceba que você deixou, para não ferir o orgulho dele.
  3. Persiga o seu amado onde ele for.
  4. Estacione o seu carro do lado de fora do local de trabalho do mesmo, e fique observando por horas a fio, sem esquecer de suspirar bastante.
  5. Roube uma foto do moço e mande ampliá-la para poder colocar na parede do seu quarto (garantido que ele se sentirá muito lisonjeado, sério!).
  6. E depois de tudo isso, de uma hora para a outra, mostre para o objeto da sua afeição que você não está mais interessada. Saia com outros na frente dele; mude o cabelo, fique linda, e esnobe com vontade. Isso fará com que ele fique tal qual um bocó atrás de você.
  7. Case com o indivíduo e perca a memória logo em seguida.

 

E quem sabe se você se fingir de cego para conquistar aqueeeela gatinha? Ah, mas isso já é assunto para a parte 2 dessa postagem.

Fica por aí que logo mais a gente volta, para falar mais um pouco dessa novela incrível!

Escrito por Camila

Formada em Letras e na Academia Douglas Sirk de sofrência e pregadora na Igreja Universal do Reino de Woody Allen. Uma professora de inglês apaixonada por musicais. Faz parte da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização, na área de Cinema e Vídeo, do Financiarte de Caxias do Sul.

Comentários

Comentários

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: