A Maldição do Espelho (1980)

A Maldição do Espelho (1980)

Minha primeira sessão de 2016 foi de um filme que sempre desejei assistir, aquele deleite que você adia até o momento ideal. Recentemente encontrei “The Mirror Crack’d” ripado do blu-ray americano, disponível pra download. Esperei entrar em férias e ficar cercado de amigos queridos para assistir essa maravilha tão aguardada.

Digamos que “A Maldição do Espelho” (como é conhecido no Brasil) é especial, porque reúne numa única produção dos anos 80 vários rostos conhecidos por amantes da Golden Age. O longa é protagonizado por Elizabeth Taylor e Rock Hudson, colegas e amigos de longa data que se reunem mais uma vez para viver um casal nas telas, como fizeram 26 anos antes em “Assim Caminha a Humanidade”. A produção é baseada na Obra da Agatha Christie, que já teve seus contos adaptados diversas vezes para o cinema e a televisão. Entre os coadjuvantes estão Angela Lansbury, Kim Novak e Tony Curtis. Será que tem como ficar melhor?

MCDMICR EC003A trama se passa nos anos 50 e Rock Hudson faz o papel de Jason Rudd, um produtor de cinema que está gravando um filme protagonizado pela esposa Marina (Elizabeth Taylor), uma atriz experiente que se vê obrigada a contracenar com Lola Brewster (Kim Novak). Lola é uma estrela ambiciosa, que espera tirar o foco de Marina e roubar toda atenção para si. Situações e ironias envolvendo o show business, encenadas por esse elenco que o conhece como ninguém, já faria valer cada minuto!

Angela Lansbury (que havia participado de “Morte Sobre o Nilo” em 1978, também baseado na obra de Agatha Christie) está maravilhosa no papel investigativo da senhora Jane Marple, uma viciada em adivinhar desfechos de filmes e desvendar pequenos mistérios. Logo a senhora Marple vai ter muito o que pensar, já que um assassinato acontecerá no cocktail de boas vindas para a equipe de filmagens do novo filme de Martin N. Fenn (Tony Curtis). Martin levou o elenco até um vilarejo na Inglaterra para filmar um remake de “Mary, Queen of Scots”. No filme dentro do filme temos a chance de assistir o elenco usando trajes de época e encarando o clima tenso nos “bastidores” devido ao assassino misterioso. Mas, sem dúvidas, o ponto alto são as farpas trocadas por Lola e Marina, que não se suportam.

marinalolaquote2
Logo no primeiro momento em que aparecerem juntas, fica claro que as personagens de Liz Taylor e Kim Novak são grandes rivais. Enquanto Lola (Novak) é uma atriz relativamente jovem, Marina (Liz Taylor) se recupera de um esgotamento nervoso e espera fazer um grande retorno. Quando o fotógrafo de um jornal pede para tirar uma foto das duas, Lola dispara para Marina a pérola “levante o queixo, querida, os dois”.

Achei surpreendente da parte de Elizabeth Taylor permitir tamanha zueira com seu sobrepeso perceptível na época. A imprensa comentava até a exaustão sobre a antiga boa forma de Liz comparada às novas curvas, e isso a fazia muito infeliz. A atriz conta no livro “Elizabeth takes off: On weight gain, weight loss, self-image, and self-esteem” (no Brasil, lançado com o título “Elizabeth Levanta Vôo”) como conseguiu tratar sua dependência pela comida, álcool e drogas. Rock Hudson também estava com uma barriga discreta, adquirida após décadas de whiskynhos. Nos anos 70, o ator começou a encomendar ternos sob medida, fabricados especialmente para ele, a fim de disfarçar a cinturinha. Dois anos depois, Rock viria a descobrir a doença que lhe tirou a vida, e o excesso de peso do início da década se tornaria supérfluo… na verdade, é um prazer assisti-lo tão saudável e feliz com o trabalho em “A Maldição do Espelho”.

tumblr_n9bzdipyaF1rtjn2ko2_400Elizabeth sempre frequentou as famosas festas do Castelo (como os íntimos costumavam chamar a residência de Rock em Beverly Hills). Os dois eram inseparáveis desde a época em que se conheceram nos bastidores de “Giant” e por isso estavam tão contentes por encontrar um projeto em que pudessem contracenar juntos novamente. Enfim, se você curte uma boa nostalgia, esse é um prato cheio. Recomendo fortemente que vocês assistam “The Mirror Crack’d” em alta definição, pois foi uma experiência incrível assistir esse elenco num sistema de cores diferente do technicolor, envelhecendo graciosamente. O filme é um pedacinho da Era de ouro reunida nos anos 80. Prepare a pipoca e boa sessão!

mirrorcast

Respectivamente: Kim Novak, Rock Hudson, Elizabeth Taylor e Tony Curtis

Curiosidades:
– A filha de Charlie Chaplin, Geraldine Chaplin foi escalada para participar do filme como assistente de Jason Rudd (Rock Hudson).
– Natalie Wood originalmente faria o papel de Marina e acabou sendo substituída por Elizabeth Taylor.
– Pierce Brosnan fez uma de suas primeiras aparições no cinema em “A Maldição do Espelho”. Ele interpreta o jovem par de Elizabeth Taylor no filme fictício que está sendo gravado durante a trama.

 

Revisão do texto: Ana Rolim

Escrito por Guilherme

Still tryin' to find my place in the sun.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: