Especial Star Wars – Por que amar a Princesa Leia?

Especial Star Wars – Por que amar a Princesa Leia?

Estamos finalmente na semana de estreia de Star Wars – Episode VII: The force awakens, e me dei conta de que nunca revelei aqui que sou uma fã aficionada da franquia, e que já estou há tempos com meu ingresso comprado para o dia 17 de dezembro. Sendo assim, decidi que já era hora de botar a cara no sol e fazer uma série de posts para comemorar a volta da saga.

E para começar, nada melhor do que falar da princesa mais badass da galáxia! No mundo do sci-fi feat. nerd, predominantemente masculino em 1977, Leia, interpretada por Carrie Fisher, deu um outro sentido à palavra “princesa”, quando se tornou a líder do próprio resgate. Definitivamente, Leia não tinha nada a ver com as princesas da Disney.

Logo na sua primeira fala do filme, era fácil perceber que ela se tornaria icônica e uma das personagens mais amadas da franquia que conquistou o mundo. Sendo assim, o Cine Espresso fala sobre os 9449043859340 alguns dos motivos pelo quais devemos amar a Princesa Leia.

tumblr_inline_n76rabrwKW1rhaec6

Quando Star Wars, de 1977, começa, ficamos sabendo que uma nave mutcho loca é invadida pelo temido Darth Vader, e que, na sequência, uma princesa vestida de branco mexe em um robô (Deus sabe o porquê). Essa foi exatamente as lembranças que eu tenho da primeira vez que vi o Episódio IV: Uma nova esperança. Tudo que eu conseguia pensar era wtf!? E logo em seguida, fui ficando encantada pela saga e por essa princesa que era tiro, porrada e bomba, mexia com dróides e robôs, e liderava uma rebelião contra o Império. Antes de começar a assistir SW, toda vez que falavam em Princesa Leia, eu só pensava no parâmetro Disney, da mocinha que fica esperando ser salva e blábláblá.

tumblr_n7fzytqGJK1qd9rjto1_500

– Em uma missão que roubou planos importantes do império, a senadora feat princesa Leia é altiva. Apesar de ter sua nave dominada, ela não desiste sem lutar, e se recusa a aceitar a derrota. Com sua arma (blaster) em punho, ela não cai sem levar junto uma meia dúzia de stormtroopers.

– Capturada, Leia é interrogada e torturada, e mesmo assim permanece afirmando ser apenas uma senadora em missão diplomática. Eles simplesmente não podem derrotá-la.

– Ela é levada diante de Darth Vader e do Capitão Tarkin, e peita todo mundo de nariz empinado: “Governor Tarkin, I should have expected to find you holding Vader’s leash. I recognized your foul stench when I was brought on board“. TURN DOWN FOR WHAT?

tumblr_inline_mhi5azonHX1qz4rgp

– E eis que o resgate chega na pele de um baixinho vestido de stormtrooper, que não causa alta impressão em Leia. “Você não é muito baixinho para um stormtrooper?“.

– E então, Leia simplesmente assume a liderança do próprio resgate! Ela não é demais?

tumblr_m69afkg3mu1qbw7q9o1_r1_250

– Leia é uma das líderes da Rebelião, e é a pessoa que instrui os pilotos, sempre.

– A maneira como ela lida com seu relacionamento atrapalhado com Han Solo também merece ser comentado. Han Solo é o canalha-mor em pessoa, mas Leia simplesmente demora a ceder. E quando ela finalmente vai, arrasta ele junto. E embora os dois estejam atraídos desde o começo, ninguém baixa a guarda.

tumblr_inline_nqbd3rO7331qma866_500

Damn.

– Aliás, o relacionamento entre Han e Leia é, confesso, uma das coisas que mais gosto na saga. A maneira que acontece, aos poucos, e o fato de que os dois são totalmente pé no chão, se preocupando mais com os problemas a sua volta do que com o romance propriamente dito me encanta, ao contrário da melação entre Anakin e Padmé nos prequels (eles simplesmente tocam o foda-se, sem ligar para mais ninguém, que não seja um ao outro). Por isso, sou Team Han e Leia, o casal mais fire meet gasoline da galáxia! E entre um salvamento e outro, eles ainda encontram tempo pra trocar uns beijinhos no fundo da Millenium Falcom #adoro

leia-e-han-solo-abracados

Aliás, olha os dois lindos no novo filme! <3

– Uma prova de que Leia não tem nada de princesa desesperada é que, quando Han Solo é congelado na carbonita por Darth Vader, no final de O império contra-ataca, ela mantém a calma, apesar da tristeza. Os dois se despedem, mas Leia sabe que vai arrumar um jeito de resgatar Han. Mesmo abalada, ela ainda salva Luke e assume a liderança da Millenium Falcon. Não sem antes de tudo isso tascar um beijo no homem, mandar um I love you, e receber um I know de volta. Segura essa marimba aí, monamu!

tumblr_nzddpbPFFe1r0mdfeo2_500

– No início filme seguinte, O retorno de Jedi, a conclusão da trilogia clássica, Leia lidera a operação de resgate de Han (olha que legal, princesa ao resgate, pra variar!), que virou decoração de parede no palácio de Jabba, the Hutt. Ela até consegue salvar ele, acontece que o monstrengo asqueroso, descobre antes que eles deixem o palácio, e toma Leia como sua escrava. E eis que surge um dos mitos famigerados e polêmicos da saga: o traje da Slave Leia. E enquanto muita gente objetifica ou critica, eu prefiro destacar aqui a atitude da Leia perante a situação; mais uma vez ela mostrou domínio o tempo todo, nunca se desesperou e acreditava ter apenas que esperar pela oportunidade certa de escapar e ajudar a salvar seu pessoal. O que de fato acontece. Sem a ajuda de ninguém, Leia provoca o caos dentro da barca de Jabba, que levava Han, Luke e os outros para serem executados, e de quebra ainda enforca o Hutt, tirando a sua vida. Em nenhum momento Leia assume a posição de vítima nesse caso. Ela simplesmente mete a cara, e toma a frente da situação. E essa é a atitude dela durante toda a saga.

screen22

– Já na batalha em Endor, que tem o objetivo de destruir a Estrela da Morte, uma arma do Império, Leia mais uma vez toma a frente da coisa toda, e dá tiro, porrada e bomba. No entanto, quando ela e Han tentam entrar na instalação imperial, eles são emboscados e Leia toma um tiro no braço. Han, preocupado, chega perto dela, que, mostra discretamente a arma que tem na mão. O scoundrel logo solta um I love you aliviado, e a resposta, é claro, não poderia ser outra. Parece que o mundo dá voltas, não?

tumblr_lkidi6VBqX1qaliojo1_500

Obviamente, Luke, Han e Leia feat os ursinhos carinhosos salvam a galáxia… até sabermos o que aconteceu mesmo no novo filme. Sabemos até agora que Leia deixou de lado o título de Princesa, e agora atende por General. Já amamos! Basta saber se ela também tornou-se uma Jedi como o papis e o maninho Luke. Diga que sim, J.J. Abrams!

tumblr_nn0ifyH4SN1teuex7o2_540

– Ah, não vamos esquecer de mencionar que Leia é vivida pela não menos incrível Carrie Fisher. Carrie sobreviveu a uma família digna de um episódio de Casos de Família (Debbie Reynolds-Eddie Fisher-Elizabeth Taylor, quem lembra desse barraco?), deu a volta por cima de problemas com drogas e álcool, e se tornou uma das roteiristas mais ativas de Hollywood.

Alguma dúvida de que teremos mais momentos de Badass Leia no novo Star Wars? É esperar pra ver!

Continue acompanhando o Cine Espresso que logo teremos mais posts sobre SW. E na sexta teremos comentários sobre O despertar da Força. Fiquem ligados, and may the Force be with you!

tumblr_nz81ofJ5IF1qhp0nno5_r1_250

Escrito por Camila

Formada em Letras e na Academia Douglas Sirk de sofrência e pregadora na Igreja Universal do Reino de Woody Allen. Uma professora de inglês apaixonada por musicais. Faz parte da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização, na área de Cinema e Vídeo, do Financiarte de Caxias do Sul.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: