Os sete suspeitos (1985)

Os sete suspeitos (1985)

Eu acuso a Dona Branca na sala de estar com o castiçal.

Atire a primeira pedra a criança que nunca disse essa famosa frase (com suas devidas variações) durante sua infância. Ela pertence ao jogo de tabuleiro Detetive, que juntamente com o Banco Imobiliário estragou a vida de muitos pais por aí. Lembro de fazer minha mãe jogar comigo, não tinha irmãos e demorei muitos anos para finalmente ganhá-lo. Até hoje o guardo com carinho e de vez em quando o uso em minhas aulas de francês.

Um jogo tão querido do público merecia ganhar uma adaptação cinematográfica e foi exatamente o que aconteceu! Finalmente podemos ver Dona Branca, Coronel Mostarda e companhia materializados e o resultado não poderia ser nada além de assassinato.

A invenção do jogo é creditada aos Parker Brothers, os mesmos maninhos que inventaram o Banco Imobiliário como conhecemos hoje. George, o mais novo dos irmãos, era um aficionado por jogos de tabuleiro. Reza a lenda que ele era imbatível  e não gostava dos jogos de sua época; eram cheios de lições de moral.

Os sete suspeitos foi o primeiro e único filme baseado em um jogo de tabuleiro. Apesar da fórmula parecer imbatível, o filme não foi bem de bilheteria na época. Foi necessário que alguns anos se transcorressem para que Os sete suspeitos se tornasse cult. Qualquer fã do jogo precisa assistir a essa belezinha.

Como se pode imaginar, o filme segue a mesma história do jogo: assassinatos acontecem e cabe ao espectador descobrir o culpado. Sete pessoas reúnem-se em uma mansão com ares de filme do Vincent Price para darem fim a uma antiga dívida. Todos são chantageados pelo Senhor Pessoa, que sabe os mais sórdidos segredos de cada personagem. Só que a chantagem acaba dando ruim para o Senhor Pessoa, uma vez que ele é assassinado por um dos sete personagens.

Exatamente.

Não sei vocês mas sempre inventei historinhas na minha cabeça para cada personagem. As cartas, os desenhos, os traços fazem com que imaginemos coisas mirabolantes. É muito interessante ver que o roteirista do filme seguiu algumas expectativas sobre os personagens e subverteu outras. Por exemplo Dona Branca. Para começar, ela é interpretada pela maravilhosa Madeline Kahn, a musa dos filmes de Mel Brooks. Na minha edição de Detetive, Dona Branca é uma empregada doméstica, de cabelos brancos e ar maternal. Já na adaptação cinematográfica temos uma Dona Branca que usa preto – o que foi proposital, pois todos os personagens usam roupas contrárias às cores que possuem nos nomes – , é uma viúva pra lá de misteriosa e engraçada.

FotorCreated

As donas Branca: à esquerda a do jogo e à direita a do filme.

 

O roteiro de  Os sete suspeitos é rico em momentos divertidíssimos que garantem boas risadas. Um deles é a conversa entre Dona Branca e Wordsworth (Tim Curry), o mordomo. Eles falam sobre as circunstâncias estranhas em que o marido de Dona Branca morreu:

Wordsworth: O seu segundo marido desapareceu também?

Dona Branca: Essa era a profissão dele: ilusionista.

Wordsworth: Mas ele não reapareceu.

Dona Branca: Pois é, ele era um mau ilusionista, coitado.

Outro momento engraçado que tira um pouco a atmosfera sombria do filme é a chegada do telegrama cantante. A porta da mansão e aberta, o telegrama canta e dança e é silenciado por um tiro. Porém nada supera o ad lib de Madeline Kahn, tão famoso entre os fãs que até virou tema de camiseta. Era para ela dizer que matara a empregada porque a odiava muito. Ela começou a fala de forma correta, mas depois o negócio descambou e Madeline começou a falar sobre as chamas em seu rosto. Isso não estava previsto no roteiro e foi tão engraçado que o diretor decidiu deixar como estava.

WTF MADELINE KAHN?

Os sete suspeitos estreou nos cinemas com três finais diferentes. Cada cinema tinha um final, não é o máximo? Uma jogada de marketing tão boa quanto a que Alfred Hitchcock executou na época de Psicose. O DVD do filme conta com as três versões e você pode escolher aleatoriamente uma delas ou assistir às três. O filme também está disponível no Netflix.

E para terminar este texto, a informação mais importante de todas: existe uma versão do jogo Detetive com as personagens de Alfred Hitchcock. Ai, Meu Deus! Sim, sim, sim (esse amor é tão profundo) a Senhorita Rosa transformou-se em Melanie Danniels de Os pássaros, Dona Violeta transformou-se em Marnie de Marnie- Confissões de uma ladra e por aí vai. Vontade de jogar essa edição maravilhosa é o que não nos falta!

Clue – Alfred Hitchcock Edition

Escrito por Jessica Bandeira

Estudante de história, tradutora e noveleira.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: