Cinco aberturas marcantes da franquia 007

Cinco aberturas marcantes da franquia 007

Um fato: sou uma apaixonada pela franquia 007. Ainda não assisti todos os filmes, mas estou quase lá, e tenho acompanhado no cinema desde Cassino Royale, em 2006.

Uma das coisas que mais gosto são as músicas-tema de cada filme, uma tradição da franquia, assim como as aberturas elaboradas, embaladas pelas músicas, umas melhores do que outras, obviamente.

Então resolvi escolher cinco aberturas que eu adoro, que até quem não gosta dos filmes de James Bond, ou nunca viu nenhum, pode apreciar sem medo de ser feliz.

5 – 007 – Na Mira dos Assassinos (1985) – Música de abertura: A view to a kill – Duran Duran

view

Os anos 80 são continuamente lembrados pelos exageros de tudo, sobretudo as cores. Por que não juntar isso com a new wave do Duran Duran, o grupo pop do momento? Foi exatamente isso que os envolvidos na produção de A view to a kill fizeram! A música homônima do Duran Duran é envolvente e vicia. Também adoro a tinta neon usada no corpo e nas unhas das modelos. Mais 80s que isso, só tendo a fabulosa Grace Jones como uma das bondgirls… Oh, wait!

Veja a abertura aqui.

Nota: Esse filme foi o último da marcante era Roger Moore, que marcou como James Bond no imaginário de muita gente que viveu a época.

4 – 007 contra Goldfinger (1964) – Música de abertura: Goldfinger – Shirley Bassey

1964 Goldfinger 15

A voz de Shirley Bassey. A icônica imagem do corpo pintado de ouro. O olhar de Sean Connery. Pussy Galore. O refrão a plenos pulmões. O clássico dos clássicos.

Veja a abertura aqui.

Nota: Shirley Bassey é a rainha dos temas de 007. Cantou três deles. Além de Goldfinger, trazem a voz dela MoonrakerDiamonds are forever, dos filmes de mesmo nome.

3 – Com 007 Viva e Deixe Morrer (1973) – Música de abertura: Live and let die – Paul McCartney & Wings

lald

A música de Paul McCartney dispensa apresentações. E a abertura de Com 007 Viva e Deixe Morrer representa bem a questão do misticismo presente na trama. Música e imagem casam maravilhosamente bem. Outro ícone da franquia 007 (e meu livro favorito!).

Veja a abertura aqui.

Nota: Live and let die foi o primeiro tema de James Bond a ser indicado ao Oscar. Perdeu para The way we were, da Barbra Streisand (ai meu core! Amo as duas músicas!).

2 – 007 – Operação Skyfall (2012) – Música de abertura: Skyfall – Adele

skyfall_0557

Na época do lançamento de Skyfall, eu estava extremamente ansiosa. Não só porque o filme prometia, já que era a comemoração dos 50 anos da franquia, mas também porque eu já estava completamente apaixonada pela canção-tema na voz de Adele, e estava comichando pra ver como seria a abertura com essa música. Não deu outra: eu CHOREI no cinema durante a abertura. Sim, chorei. Porque foi incrível a maneira como a abertura conta toda a sombria história por trás de Skyfall, e a voz linda da Adele, ai… Uma abertura bem digna dos 50 anos da série. Não é à toa que a bicha ganhou o Oscar pela música. E que eu voltei mais duas vezes no cinema pra assistir Skyfall.

Veja a abertura aqui.

1 – 007 – O espião que me amava (1977) – Música de abertura: Nobody does it better – Carly Simon

spy

Ainda que Skyfall tenha abalado seriamente minhas estruturas, o primeiro lugar no meu coração mole ainda é da abertura de O espião que me amava. Roger Moore estrela pela terceira vez como James Bond e traz como sua Bondgirl faca na bota (e minha favorita) Barbara Bach. Adoro a forma como a sequência inicia: depois da cena de abertura, com uma perseguição na neve, James Bond cai em um penhasco. Parece o fim. Mas nãaão, claro que não. Ele é James Bond! E cara de pau e british do jeito que é, ele abre um paráquedas com a bandeira do seu amado país… que emenda imediatamente com a abertura ao som da voz de Carly Simon, com a maravilhosa Nobody does it better. Irresistível.

Veja a abertura aqui.

Nota: Nobody does it better foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Grammy, mas acabou não levando nenhum deles pra casa.

__________________________________________________________________

O próximo tema

jamesbond-samsmith-combo-tsr

O cantor britânico Sam Smith foi recentemente confirmado como o cantor do tema de 007 Contra Spectre, que estreia no dia 5 de novembro.

Escrito por Camila

Formada em Letras e na Academia Douglas Sirk de sofrência e pregadora na Igreja Universal do Reino de Woody Allen. Uma professora de inglês apaixonada por musicais. Faz parte da Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização, na área de Cinema e Vídeo, do Financiarte de Caxias do Sul.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: