10 melhores momentos de The Golden Girls

10 melhores momentos de The Golden Girls

Um dos maiores e melhores sitcoms dos anos 80 esteve completando 30 anos por esses dias. Em sete temporadas, cada uma com aproximadamente 24 episódios, é difícil escolher um único momento e classificá-lo como melhor. Todas as vezes que Blanche Devereaux (Rue McClanahan) contou suas históricas picantes sobre sexo e que Rose Nylund (Betty White) contou suas histórias intermináveis e sem sentido sobre sua cidade natal Saint-Olaf foram priceless.

 The Golden Girls marcou a cultura pop dos anos 80 e até hoje é adorada por milhares de pessoas de todas as idades. Recentemente algumas drag queens que participaram do reality show Ru Paul’s Drag Race reuniram-se para gravar uma esquete homenageando o sitcom.

Esta humilde compilação se propõe a deixar você com vontade de sair correndo para assistir The Golden Girls!

10) Dorothy tenta matar a mãe, Sophia

From here to the pharmacy (episódio 12, 7ª temporada)

Ao contrário da maioria das séries, The Golden Girls não terminou por falta de audiência. Na realidade, Bea Arthur – que interpretava a rabugenta Dorothy Zbornak – queria realizar outros projetos, por isso pediu para sair da série. O sucesso de Golden foi tão grande que após a saída de Bea, outra série foi criada com as atrizes remanescentes: The Golden Palace. Voltando ao que interessa, neste episódio Sophia (Estelle Getty) pede a Rose que a ajude a escrever seu testamento, o que desperta o interesse de Dorothy. Durante todo o episódio, Dorothy tenta matar a mãe de inúmeras maneiras. O ponto é quando a filha oferece um chá envenenado à mãe, que insiste para que Rose tome. Rose, don’t! That tea was for my mommie. Assista ao episódio completo aqui.


9) Todas as vezes que Dorothy deu com um jornal na cabeça de Rose

Um dos meus aspectos favoritos de The Golden Girls é como a série trabalha os arquétipos. Temos a personagem rabugenta (Dorothy), a Scarlett O’Hara dos anos 80 (Blanche) e a doce e ingênua moradora do interior (Rose). Em momento algum essas personagens perdem sua essência, pelo contrário continuam fiéis ao que são a cada temporada que se passa.  Um dos gatilhos das piadas nesse sitcom é a ingenuidade de Rose, personagem de Betty White. Oriunda do interior dos EUA, mais precisamente de Minnesota, Rose não sabe o que são metáforas e não entende ironias. Isso se choca com a falta de paciência de sua roomie, Dorothy, que quase desmaia ao ouvir as suas histórias sobre sua cidade natal, Saint-Olaf. Por isso, Rose já foi agredida diversas vezes com uma jornal na cabeça por Dorothy. Uma curiosidade: Bea Arthur e Betty White não se davam muito bem na vida real. Elas tinham o costume de ficar cortando uma a outra durante as gravações, como você verificar aqui pelos bloopers de Golden.


8) Dorothy celebra seu aniversário ao lado do palhaço Ha-Ha

A piece of cake (episódio 25, 2ª temporada)

As season finales de The Golden Girls sempre contam com episódios que relembram momentos das temporadas passadas ou ainda as garotas relembrando determinadas situações à mesa da cozinha. Em A piece of cake é a vez das nossas golden lindas rememorarem as piores festas de aniversário que já tiveram. A melhor situação, sem dúvidas, é a de Dorothy, que teve de comemorar seu aniversário ao lado do palhaço Ha-Ha em uma festa para crianças. As risadas ficam por conta da tensão entre Dorothy e Rose, que tenta animar a amiga sem sucesso. A ideia de comemorar seu aniversário junto as crianças só poderia ter sido dela. A tortada que o palhaço leva de uma criança ao final do episódio é o ponto alto do episódio.

   Dorothy, you haven’t touched your Mr. HaHa dog!


 

7) Todos os momentos em que as personagens dançaram

The Golden Girls é uma das meus sitcoms favoritos pelo fato de mostrar que mulheres na faixa dos 50 anos ou mais também têm vida sexual, amores, desilusões e… ainda dançam muito! É simplesmente apaixonante vê-las dançando e não tendo medo de se expor. Em um mundo tão cruel com as mulheres – especialmente aquelas consideradas velhas demais para o rolê – aparecer de shortinho e meia calça dançando requer coragem. Betty White e Rue McClanahan simplesmente fazem os forninhos caírem ao ensaiarem um número de sapateado em plena sala. Você conferir a cena aqui.


6) Blanche é suspeita de assassinato

The case of the Libertine Belle (episódio 2, 7ª temporada)

Blanche tem a ideia de fazer o final de semana do assassinato, reunindo pessoas em um hotel para descobrirem um mistério de mentirinha. No entanto, um assassinato de verdade acontece e a nossa beldade sulista é a suspeita número um. Como em todos os episódios de The Golden Girls temos momentinhos pra lá de especiais, como Dorothy dando uma de Sherlock Holmes e colocando uma faca no pescoço da própria mãe. Imperdível. Você pode conferir essa cena aqui.


5) As garotas vão a um programa de auditório

Grab that dough (episódio 16, 3ª temporada)

Os episódios que giram em torno de competições ou algo do tipo sempre me agradam. Isso porque as nossas Golden Girls, assim como a maioria dos grupos de amigos desse mundão da porteira aberta, não sabem competir entre si e manter a amizade. Em Grab that dough, elas partem rumo a Hollywood para participar de um programa de auditório. O negócio já começa a degringolar quando o apresentador introduz as quatro personagens. Blanche fornece ao programa uma versão completamente mentirosa de si mesma:

She is an artist with an incredible body. She rules her own museum, speaks chinese and hopes to sail around the world before she turns 40.

Quando questionada por Dorothy sobre o fato de se importar apenas com dinheiro e aplausos, Blanche responde:

Money and sex. For which I generally get applause.

 


 

4) Deus manda Rose calar a boca e ir dormir

Bedtime story (episódio 17, 2ª temporada)

Mais um episódio em que as garotas relembram situações passadas. Dessa vez trata-se das vezes que tiveram de se arranjar para dormir em lugares estranhos por causa de hóspedes ou situações similares. O melhor arrangement é o que elas têm de fazer devido à pane do ar condicionado, que ficou ligado no modo gelado. Para não passarem frio as garotas inventam de dormir juntas. Lá pelas tantas, depois de muitas discussões, Rose decide fazer suas preces antes de dormir. Como disse antes essa personagem é sempre motivo de chacota por parte das outras e ninguém suporta suas historinhas….Nem Deus. Pois é isso que acontece: Deus decide responder a Rose e mandá-la dormir. Rose, thanks for the lovely prayer. Now shut up and get into bed. A situação fica ainda mais absurda quando se descobre que não foi Dorothy quem interpretou a voz que seria supostamente de Deus. Seria o Próprio que viera dar um recadinho para nossa Golden Girl de Saint-Olaf? Você pode conferir a cena aqui.


3) Sophia e Dorothy encarnam Sonny and Cher

An illegitimate concern (episódio 18, 5ª temporada)

Outro aspecto que adoro em The Golden Girls é como a personalidade das próprias atrizes é aproveitada dentro do sitcom. Bea Arthur (Dorothy) sempre foi uma atriz de caráter forte. Ela já havia feito os forninhos caírem atuando ao lado de Lucille Ball na segunda versão para o cinema de Mame e como Maude, personagem do seriado homônimo, um dos primeiros a mostrar uma personagem a favor do aborto. Muito de Dorothy, seu humor feroz e impaciência, são algumas das características da própria Bea. Em An illegitimate concern há essa sacada sensacional: tomar a dupla mãe-filha para encarnar Sonny and Cher. Bea por ser alta e muito magra lembra bastante Cher; Estelle Getty baixinha e miúda enfiada dentro de um bigodão é a própria personificação de Sonny. O resultado? Muitas risadas! Você pode conferir a cena aqui.


2) As garotas atuam em uma peça de teatro infantil

Henny Penny – Straight, no chaser (episódio 26, 6ª temporada)

Quando você acha que não há mais nada de novo em The Golden Girls, lá vem elas nos surpreender. Nosso segundo lugar combina música e teatro. Dorothy convoca as garotas para salvar a peça de teatro organizada por ela na escola onde trabalha como professora de inglês. A história é a de Henny Penny, uma ingênua galinha que acredita que o céu está caindo e decide avisar o rei. Na realidade, trata-se apenas de uma noz que caiu em sua cabeça. É interessante observar como os papéis na peça são distribuídos de acordo com as personalidades das garotas. Rose é Henny Penny, a galinha ingênua e burra; Blanche é Goosey Loosey o pássaro mais popular da fazenda e Dorothy Turkey Lurkey, o pássaro solitário. Você pode assistir à cena aqui.


1) Dorothy e a confusão com as camisinhas no supermercado

Valentine’s day (episódio 14, 4ª temporada)

A leveza com que assuntos sérios são tratados em The Golden Girls me encanta. AIDS, homossexualidade e velhice são discutidos ao longo das sete temporadas da série com o respeito merecido, porém sem deixar o humor de lado. Valentine’s day, através da situação engraçadíssima da ida das garotas ao supermercado comprar camisinhas, discute a sexualidade da mulher mais velha. O humor decorre do fato de Rose não entender o “tipo de proteção” a qual Dorothy refere-se, por isso esta acaba gritando para todos ouvirem: Camisinhas, Rose! Camisinhas! Camisinhas! Camisinhas! Depois desse acesso de raiva, as garotas acabam passando por uma situação constrangedora: o caixa pede no microfone para que um funcionário verifique o preço das camisinhas. É neste momento que Blanche faz um discurso de lavar a alma. Ela diz que não havia nada de mais em comprar camisinhas e que a vida sexual era somente da conta delas. Todos sabemos que a sexualidade da mulher acima dos 50 anos é jogada para baixo do tapete, portanto é revigorante ver um sitcom que se propõe a tratar desse tema com a naturalidade e respeito merecido. You go, Blanche! Você pode assistir à cena aqui.

Escrito por Jessica Bandeira

Estudante de história, tradutora e noveleira.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: