Quando Descem as Sombras (1964)

Quando Descem as Sombras (1964)

Quando você sonha, penetra em outro mundo

onde tudo é estranho e terrífico, um mundo que só existe na noite.
Quando você sonha, você se transforma num caminhante noturno!

Dirigido por William Castle, esse thriller inesquecível estrelado por Barbara Stanwyck e Robert Taylor tem como roteirista ninguém menos que Robert Bloch (autor de Psycho) que era a aposta da vez para quem pretendesse produzir um filme do gênero. Em 1964, Barbara Stanwyck já voltara sua carreira para a televisão, onde fazia sucesso com o programa The Barbara Stanwyck Show. The Night Walker (Quando Descem as Sombras) é uma boa oportunidade de matar as saudades da estrela de Double Indemnity e Sorry, Wrong Number que soma ao currículo mais um suspense de causar arrepios!

A abertura do filme certamente merece destaque, um diferencial entre alguns lançamentos da época era a atenção e perfeccionismo, desde os créditos de abertura. William Castle nunca decepciona nesse sentido! Uma voz grave (será a do próprio William Castle?) narra a introdução ao filme e imagens surrealistas de uma mulher caindo e estranhas figuras assumem a tela. O roteiro sofisticado retrata o mundo dos sonhos e nos questiona por que “visitamos” certos lugares a noite.

Irene (Barbara Stanwyck) é casada com Howard Trent, um homem cego e amargurado que conta com a ajuda de Barry (Robert Taylor), seu advogado e uma espécie de detetive, para descobrir se sua esposa tem um amante. Sr. Trent está obcecado em desvendar porquê a mulher sonha apaixonadamente, noite após noite, com o mesmo homem desconhecido. Me chamou atenção que por mais enclausurada que Irene permanecesse em casa, o marido jamais poderia controlar os limites de sua mente e os anseios da mulher. O sonho parece o escape perfeito para um relaciomento fadado ao fracasso.
Me surpreendeu bastante a forma como o marido é representado, deficientes visuais costumavam ser retratados de forma sutil, como pessoas comuns… mas aqui aparece como uma figura horripilante, cruel e amargurada! Um “incidente” causa a morte do Sr. Trent num incêndio e Irene é constantemente atormentada por pesadelos onde revive a morte do marido e o encontra através dos sonhos. Descobrimos logo no início da trama que Irene tinha mesmo um amante, o próprio advogado da família, só que ele nada tem a ver com os sonhos que ela costuma ter a noite. Até esse ponto não sabemos se a protagonista é mesmo inocente, de qualquer forma vive com o remorso de que essa morte a deixou livre do estorvo de uma relação indesejada.
É durante a noite que a trama se desenvolve, já que Irene continua a sonhar com um homem jovem e misterioso que a envolve e chega ao ponto de pedir-lhe em casamento. Sonho e realidade estão realmente separados ou existe algo por trás da morte de Howard?

Curiosidades:

Quando Descem as Sombras é a segunda parceria do diretor William Castle e Robert Bloch, eles trabalharam juntos pouco antes em Strait-Jacket, estrelado por Joan Crawford.
– Foi o último filme para o cinema estrelado por Barbara Stanwyck, que a partir de então se envolveu apenas em projetos para a televisão.
– Castle contava com um orçamento limitado e sabia que uma nova parceria entre Barbara Stanwyck e Robert Taylor (que foram casados entre 1939 e 1951) ajudaria a promover o filme.

– Quando questionado se houve qualquer objeção por Barbara Stanwyck e Robert Taylor aparecerem juntos no filme, Taylor disse tudo bem por mim, se ela concordar, e Stanwyck respondeu Claro que não, mas você deveria perguntar para o Sr. e Sra. Taylor, quando a atual esposa de Robert foi procurada, apenas respondeu com bom humor não necessariamente!.

– Apesar de todos os esforços de William Castle e críticas geralmente favoráveis, o filme não obteve grande êxito financeiro. Marcou o fim do período mais influente de Castle como diretor, apesar de continuar a produzir e dirigir filmes para a Universal e então mais tarde, para a Paramount.

Escrito por Guilherme

Still tryin' to find my place in the sun.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: