Bonecas Macabras (1987)

          Meu primeiro post será sobre um gênero que começa a fazer minha cabeça: filmes de horror/suspense, classificados como filme B, simplesmente por serem lançados direto nas locadoras ou televisão. Diria que muitos são chamados de low-budget (baixo orçamento), mas nem todos.
          O bacana de alguns filmes de terror feitos à 50 anos é o cuidado com a ambientação, luz, roteiro, para criar uma atmosfera capaz de impressionar o espectador. Diferente dos bruscos movimentos de câmera aliados à efeitos especiais, que assistimos tanto hoje em dia.
        O filme da vez não é tão antigo: Bonecas Macabras, lançado em 1987, pelo diretor Stuart Gordon. Nunca tinha escutado falar nele, até ler a sinopse em um folder do festival de cinema Fantaspoa, que acontece uma vez ao ano em Porto Alegre.
          Disponível no torrent, fiz o download e algumas horas depois me diverti bastante com o filme que conta com a antiga fórmula de uma família que vai se refugiar em um casarão habitado por um casal de idosos, depois do carro emperrar num buraco de lama. A criança, filha do casal de hóspedes, é a primeira a acreditar que as bonecas dispostas nos cômodos da casa, tem vida. São antigos brinquedos de porcelana, fabricados pelos anfitriões idosos, que dão jeito de se verem livres, à todo custo, de qualquer intruso.

Além de adorar o desfecho do filme, fiquei surpreso com o fato de o movimento dos bonecos parecer tão mais artesanal comparado às animações feitas por computador, que assistimos em outros filmes. Com um ótimo enredo, “Dolls” tem o mérito de antecipar a saga “Brinquedo Assassino” lançada no ano seguinte.

            

Escrito por Guilherme

Still tryin' to find my place in the sun.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                    
Encontre-nos no Facebook
Filmes por Ator:
                                                                                                                       
Filmes por Atriz:
                                                                                                                       
Filmes por Diretor: